A Prefeitura de Curitiba começou a instalar os painéis de mensagens variáveis do Anel Viário. Os equipamentos ficarão na rua Desembargador Motta, entre a Desembargador Isaias Bevilaqua e a Padre Agostinho, no bairro Bigorrilho; na rua Mauá, entre a Doutor Goulin e a Simão Bolivar, no Alto da Glória, e na Brigadeiro Franco, entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis, no Água Verde.
Os painéis fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), uma das obras de infraestrutura de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, o Anel Viário terá 14 painéis de mensagens variáveis. A previsão é que até o final do mês de junho todos estejam em funcionamento. Os painéis são de LED e medem 4 metros por 1,20 metro. Os painéis servirão para orientar os motoristas que transitarem pelas ruas do Anel Viário.
As informações serão colocadas em tempo real e vão avisar sobre acidentes e congestionamentos que existam nas vias. Nestes casos, as mensagens também poderão orientar caminhos alternativos para os motoristas desviarem. Os equipamentos também poderão passar mensagens institucionais do município.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
"A utilização desse tipo de equipamento é fundamental para a mobilidade no trânsito. Os painéis vão permitir passar a condição das vias de forma imediata. Caso tenha acontecido algum acidente os motoristas serão orientados sobre desvios. Será a comunicação sobre a via diretamente com o usuário", explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.
Os painéis de mensagem vão se somar as 21 câmeras de monitoramento instaladas ao longo dos 25 quilômetros das ruas que formam o Anel Viário, ao redor do Centro da cidade. Ao longo desse trajeto também haverá 190 semáforos definidos tecnicamente como adaptativos, que modificam automaticamente os tempos (verde, vermelho e amarelo) de acordo com o fluxo de veículos no cruzamento.
Todos os equipamentos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) estarão interligados à Central de Controle Operacional (CCO) que funcionará na Urbs. Na CCO, técnicos de trânsito e transporte vão compor um núcleo de comando de operações online, com monitoramento das ruas através de equipamentos e softwares específicos.
Anel Viário - O Anel Viário é um conjunto de ruas que estão sendo preparadas pela Prefeitura para compor um grande binário que contornará o Centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.
São trechos de 23 ruas que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura com obras de drenagem, nova pavimentação, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo, além do aparato tecnológico que vai melhorar a mobilidade urbana em todo o trecho, com reflexos também no entorno.
Trânsito Melhor - Passando por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde -, o Anel Viário vai ajudar a desafogar o trânsito na área central com deslocamentos mais seguros e contínuos, beneficiando diretamente 90 mil usuários do transporte coletivo, além de motoristas, pedestres e moradores dos bairros.
Os motoristas poderão até percorrer distâncias maiores, mas os tempos de deslocamentos serão menores e eles encontrarão mais fluidez. No sentido horário, o Anel Viário terá 11,7 quilômetros de ruas e no sentido anti-horário, outros 13 quilômetros.
No sentido horário, são as ruas Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, e Tenente João Gomes da Silva.
No sentido anti-horário, as ruas Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu, Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de Abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé e João Antoniassi. (com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba)