A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Gerência de Controle de Zoonoses, está intensificando a campanha que pede à população que não alimente os pombos. A ação vem sendo feita desde o ano passado em escolas e empresas, através de palestras educativas, com a finalidade de reduzir o número dos pássaros no municipio, que podem gerar doenças para a população.
"A melhor maneira de evitar os pombos, principalmente em praças, é não alimentá-los. Desta forma estaremos reduzindo a população de pombos, pois quanto maior a quantidade de alimentos que recebem maior a sua capacidade de reprodução", explica o gerente do Controle de Zoonoses, Leandro Inglês. Ele alerta que estes pássaros podem transmitir diversas tipos de doenças, entre elas respiratórias, alérgicas e neurológicas.
Além de doenças, as pombas também podem danificar patrimônios públicos, monumentos, pinturas metálicas e fachadas através das fezes que possuem algo grau de acidez. Além de não alimentar os pombos, é recomendável também evitar deixar restos de alimentos à disposição das aves, bem como manter o lixo acondicionado em sacos plásticos bem fechados. "Com a diminuição da oferta abundante de alimentos a população de pombos diminui naturalmente", diz Inglês. (com informações da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa)