Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Redação Bonde com AEN
12 dez 2024 às 15:32

Compartilhar notícia

- Albari Rosa/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná estão abertas e seguem até 1° de maio de 2025. O concurso busca valorizar e mostrar ao público a diversidade e a qualidade dos produtos lácteos, queijos e toda a sua cadeia produtiva no estado.


Serão selecionados os melhores queijos em 21 categorias. A comissão julgadora vai levar em conta o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características de cada queijo. Além da premiação para os produtos lácteos, também está aberto o concurso “Excelência em Muçarela – Edição Pizza” que vai eleger os melhores queijos desse tipo, utilizados neste prato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todos os produtores ou agroindústrias que desejarem participar do prêmio precisam estar regularizados ou em processo de regularização a ser concluído até o término das inscrições, com certificado de inspeção sanitária competente. A premiação será em 31 de maio, em Curitiba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em seis rodovias

DNIT confirma que há 19 pontes em situação ruim ou crítica no Paraná

Imagem de destaque
BR-116

Viaturas da PRF sofrem acidentes na região de Curitiba

Imagem de destaque
Região

Motociclista morre em colisão frontal com caminhão em Sertanópolis

Imagem de destaque
Veja vídeo

Tamanduá-mirim é encontrado em encanamento de casa em Arapongas


Para Fabíola de Levrero e Borba, engenheira de Alimentos do IDR-Paraná, o prêmio é importante para o desenvolvimento dos produtores. “Quem participa da competição tem uma avaliação dos queijos que está fazendo. Isso permite que o produtor aprimore seus produtos”, observou.

Publicidade


Além disso, ela ressaltou que a premiação valoriza muito a produção. Segundo ela, o valor de alguns queijos premiados no primeiro concurso aumentou em até 100%. “O queijo premiado também ganha novos mercados. O prêmio é como uma vitrine. O produtor ainda conhece seus concorrentes e vê o que eles estão fazendo para ter um produto diferenciado”, disse Fabíola.


O prêmio Queijos do Paraná também vai oferecer atividades para o público em geral no dia da premiação, com diversas oficinas e uma feira para comercializar os queijos que participaram da edição do ano passado.

Publicidade


Fabíola destacou que a competição ajuda a impulsionar o trabalho que a extensão rural realiza junto à cadeia leiteira. “O prêmio motiva o produtor a implementar melhorias nas pastagens, na qualidade do leite e práticas de fabricação do queijo. Muitas vezes, estimulado pelo prêmio, o produtor fica menos resistente a novas práticas e tecnologias propostas pela extensão rural”, concluiu a engenheira de alimentos.


Os participantes devem ficar atentos aos eventos relacionados ao queijo que serão divulgados ao longo dos próximos meses. Diversas ações serão desenvolvidas para que o produtor consiga melhorar o seu queijo e, desta maneira, que a comunidade reconheça e valorize a sua produção.

Publicidade


O leite é produzido nos 399 municípios do Estado. O volume médio da produção paranaense chega a 13 milhões de litros por dia. Deste volume, 6 milhões de litros são direcionados à fabricação de queijos.


A primeira edição contou com 323 queijos inscritos, dos quais 297 concorreram às medalhas de premiação em 19 categorias – 28 queijos receberam medalha de bronze, 30 de prata e 30 de ouro. Em uma segunda fase, os 30 medalhistas de ouro foram avaliados novamente pelo júri, que elegeu os dez superouro.

Publicidade


Inscrições e mais informações no site.


Leia também:

Imagem
Disney planeja live-action de 'Enrolados', animação protagonizada por Rapunzel
A Disney se prepara para mais um live-action: dessa vez, com a princesa Rapunzel, da animação "Enrolados", lançada em 2010.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo