A Secretaria de Estado da Justiça iniciou nesta segunda-feira o treinamento dos agentes de segurança que deverão trabalhar no Presídio Estadual de Ponta Grossa.
Os agentes terão uma semana de treinamento teórico e uma semana para adaptação ao sistema da penitenciária, que tem portões automatizados e novas regras de disciplinas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, até o fim do mês, 144 presos do mini-presídio Hildebrando de Souza e da cadeia da delegacia do município serão transferidos para uma das galerias do presídio.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
A Secretaria da Justiça pretende realizar concurso para contratar mais agentes e colocar o presídio operando com toda sua capacidade.
Utilizando número reduzido de operadores, o sistema automatizado permite o remanejamento de agentes do Departamento Penitenciário (Depen) sem afetar a administração das outras unidades do sistema.
Quarenta agentes estão recebendo treinamento, dos quais trinta podem trabalhar em Ponta Grossa. "A automatização possibilita a administração de uma galeria com apenas 10 agentes", declara a vice-coordenadora do Depen, Margarete Rodrigues.
Os agentes selecionados têm, em média, 10 anos de trabalho no sistema penitenciário. O objetivo é unir a eficiência do sistema de alta segurança com a experiência dos agentes.