Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para hospitais

Presos do Paraná já produziram 69 mil máscaras em menos de um mês

AEN - PR
17 abr 2020 às 09:54
- Reprodução/AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Presos de penitenciárias e cadeias públicas em todo o Estado já produziram, entre os dias 23 de março e 15 deste mês, mais de 69 mil máscaras, 5,2 mil jalecos, 1,7 mil "face shields” (ou máscaras de acetato, como também são conhecidas) e 2 mil peças especialmente para hospitais, como lençóis, fronhas, uniformes, toucas e pijamas. Com as máquinas a todo vapor, diariamente, ficam prontas mais 8,1 mil máscaras, entre descartáveis e laváveis, mas a meta é aumentar.

"Queremos chegar a 10 mil máscaras prontas por dia em todo o Estado, porque a nossa demanda é grande”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Segundo ele, o mundo todo está vivenciando um momento único e que precisa da força e colaboração de cada um. "Como parte da segurança pública, a responsabilidade já é grande, mas agora assumimos uma missão ainda maior, que é a de colaborar com o trabalho dos profissionais da saúde”, destacou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As confecções seguem a regulamentação nacional, sendo que cada máscara é feita com três camadas de tecido. As descartáveis são feitas em SMS (Spunbonded+Meltblown+Spunbonded), indicado para equipamentos médico-hospitalares, ou em TNT (Tecido-Não-Tecido). Já as laváveis, de algodão, geralmente são feitas a partir de tricoline. Estas estão sendo produzidas para presos e servidores que não têm contato direto com casos suspeitos ou confirmados da infecção.
"Mesmo ampliando a produção para o mercado, estes itens estão em falta. Por isso, temos recebido pedidos diários das instituições de saúde e segurança pública para que enviemos itens de proteção individual produzidos nas unidades prisionais. Em muitos casos, os interessados mandam materiais e nós confeccionamos os produtos, contando com a mão de obra dos presos”, disse o diretor-geral do Depen (Departamento Penitenciário), Francisco Alberto Caricati.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


Repasses

Publicidade


Entre máscaras, jalecos, lençóis e demais produtos, o Depen e a Secretaria da Segurança Pública já repassaram mais de 70 mil itens a hospitais públicos, polícias estaduais, guardas municipais, prefeituras, centros de socioeducação e instituições religiosas.


Trabalho nas prisões

Publicidade


Em todo o Estado, mais de 200 presos estão implantados nos canteiros de costura do Depen, mas a ideia é aumentar. "Estamos organizando tudo conforme a demanda e ampliando as vagas de setores de costura. Conforme conseguimos mais máquinas de costura estamos equipando cadeias públicas para que os detentos também possam ajudar”, afirmou o chefe do Sepro (Setor de Produção e Desenvolvimento), Boanerges Silvestre Boeno Filho.


Por enquanto, além de 17 penitenciárias, as cadeias públicas de Ibaiti (no Norte Pioneiro) e Rio Branco do Sul (na Região Metropolitana de Curitiba) já iniciaram a confecção de máscaras. "Muito em breve, começaremos na unidade de Toledo, que fica na região Oeste. A ideia é expandir a produção”, disse Boanerges.

Publicidade


A produção destes itens é importante para todos os envolvidos no processo. O Estado e a população ganham, porque há economia e maior oferta de equipamentos de proteção individual, e os presos ganham remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados, além de experiência e profissionalização.


Higiene e limpeza

No Depen, a fabricação de produtos de higiene e limpeza também foi ampliada. A produção média mensal está chegando a 60 mil litros de produtos, como água sanitária, lava-roupas, lava-louças, álcool em gel e desinfetante.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade