Durante sete horas, nesta quinta-feira (9), um agente penitenciário foi rendido por um grupo de presos que se rebelou na 6ª galeria da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP II), na região metropolitana de Curitiba. O grupo exigia transferência.
A rebelião começou por volta das 10h30 e acabou somente por volta das 17h30, segundo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), do qual o Departamento de Execuções Penais (Depen) faz parte. Os presos pediam a transferência para Foz do Iguaçu. Eles são da cidade do Oeste do Paraná e foram trazidos para Piraquara no final de 2013.
Para negociar a libertação do agente penitenciário, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar, foi chamado para a PEP II. Também esteve presente o diretor-geral do Depen, Cezinando Paredes.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Segundo a Seju, o agente penitenciário não foi ferido pelos presos e, no final da tarde, os presos aguardavam a transferência, que deve ser realizada ainda nesta quinta-feira. Ao todo, seis presos serão transferidos para Foz do Iguaçu. (com informações do repórter Rúbens Chueire Jr., da Folha de Londrina).