O Instituto Tecnológico Simepar está prevendo uma primavera chuvosa no Paraná. A estação, que começa oficialmente nesta segunda-feira, 23 de setembro, deverá apresentar grandes variações de temperatura no Estado, alternando períodos quentes e frios. A previsão do Simepar é, que a partir de outubro, o fenômeno El Niño deve antecipar o regime de chuvas do verão.
Para o mês de outubro, nas regiões Norte e Litoral, a previsão é de chuvas próximas do comportamento normal. Já no Oeste, Sudoeste, região Central, no Sul e em Curitiba as chuvas devem variar de normal a acima do normal. Segundo o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, há grande possibilidade de, a partir de novembro, ocorrer os chamados "eventos severos", como inundações e vendavais, por vários dias, em todas as regiões do Paraná, incluindo a Bacia do Rio Iguaçu, que abrange desde a capital até União da Vitória.
As temperaturas devem permanecer entre meio e um grau acima da média histórica em todo o Estado. Porém, de acordo com o histórico disponível, ainda existe possibilidade de geadas até o final de setembro. A partir de outubro, o El Niño deve provocar bruscas elevações das temperaturas e chuvas intensas de curta duração.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A previsão climática para a primavera no Paraná pode ser consultada na Internet, no site www.simepar.br - Noticias – Resumo da Previsão Climática para a Primavera/2002. As informações são atualizadas no dia 5 de cada mês para um período de previsão de três meses.