A primavera 2010 inicia nesta quinta-feira (23), às 00h09. Neste ano, a estação será influenciada pelo fenômeno climático La Niña. Com isso, as chuvas devem ficar abaixo ou ligeiramente abaixo da média histórica para o trimestre outubro-novembro-dezembro. A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O La Niña influencia a América do Sul através da rápida passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil. Isso implica em pancadas de chuvas irregulares. "Espera-se que haja distribuição irregular das chuvas tanto na questão de espaço quanto na duração", afirmou o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer Zaicovski. O fenômeno La Niña deve atingir seu ápice ao longo do verão.
A primavera tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão. Pode ocorrer estiagem (ausência de chuva por um período grande de dias) em diversos pontos do Estado.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Também é prevista a ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de incidência de raios e rajadas de ventos fortes, mas a frequência deverá ser menor em comparação aos últimos anos.
A tendência das temperaturas para o trimestre é que fiquem próximas da média histórica. O início da estação deverá apresentar maior amplitude térmica (diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários), mas que gradativamente tende a diminuir. (Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN)