Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova estação

Primavera começa nesta segunda com clima ameno e sem chuva

AEN-PR
21 set 2019 às 14:14

Compartilhar notícia

- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primavera começa às 4h50 desta segunda-feira (23) e termina à 1h19 de 22 de dezembro. Segundo a previsão do Simepar, no primeiro dia da estação as temperaturas serão amenas na maior parte do Paraná. As mínimas devem ficar entre 5ºC em Rio Negro e 17ºC em Guaíra. As máximas devem variar de 13ºC em Curitiba a 29ºC em Paranavaí e Umuarama.

O sol aparece nas regiões Sudoeste, Norte, Noroeste, Sul, Oeste, Centro, Norte Pioneiro e Campos Gerais. O tempo deve ficar mais fechado na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. Não há previsão de chuva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"No Paraná, a primavera caracteriza-se por chuvas intensas e volumosas, resultantes do deslocamento de frentes frias ou quentes e eventos de curta duração, que se desenvolvem por causa das altas temperaturas associadas à maior umidade do ar”, explica o meteorologista, Reinaldo Kneib.

Leia mais:

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio


Ao longo da estação, é comum a atuação dos chamados sistemas convectivos de mesoescala que se formam no Estado ou no Paraguai, dirigindo-se para cá. Também são frequentes vendavais, granizo e grande quantidade de raios, que só podem ser detectados com antecedência de algumas horas.

Publicidade


Neste ano


O regime de chuvas em 2019 acompanhará o comportamento médio histórico, à exceção de outubro, que deve registrar volumes abaixo da normal climatológica. As temperaturas, por sua vez, costumam oscilar, aumentando a medida em que a estação se consolida. Para este ano, tendem a ficar próximas ou acima da média histórica.

Publicidade


Os valores mais expressivos são registrados tradicionalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. "Grandes variações nas temperaturas ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias, devido ao deslocamento de frentes frias e tempestades intensas”, observa Kneib. "O início da estação apresenta maior amplitude térmica, que é a diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, os quais diminuem progressivamente. Não está prevista a influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña.


Como será a agricultura?

Para a agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ângela Costa, o início da semeadura da safra de verão será dificultado pelo déficit hídrico no solo devido à estiagem prolongada no inverno. "Em condições de tempo seco e temperaturas elevadas, utiliza-se a irrigação para manter a qualidade e a produtividade das lavouras de hortaliças”.

O potencial produtivo da cultura do café também pode ser prejudicado, com risco de aumento do índice de aborto. "Por outro lado, a baixa umidade do ar desfavorece a proliferação de doenças, diminuindo as aplicações de agrotóxicos nas lavouras”, observa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo