O primeiro dia da primavera - que começa no sábado, às 22h01 - vai ser nublado na maioria dos municípios do Estado. Se o início da estação começa com o tempo fechado, o restante deve ser de tempo bom de acordo com os técnicos do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
A previsão é que nos próximos quatro meses o clima se mantenha dentro das características normais, com temperaturas agradáveis, chuvas esporádicas e algumas frentes frias, ainda nos próximas 30 dias.
De acordo com o meteorologista César Duchia, não haverá nenhum fenômeno - como El Niño ou La Niña - que modifique a estação. "Não vão acontecer mudanças bruscas na temperatura e clima. Os dias vão amanhecer limpos, com algumas chuvas rápidas no fim do dia, que não vão durar muito", avaliou o meteorologista.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Duchia disse que nos próximos dias as temperaturas vão se elevar. Com isso, algumas chuvas deverão se formar, vindas do Mato Grosso ou do Paraguai e deslocando-se sobre o Paraná em direção ao mar.
"Mas o mais importante da estação são as flores das mais diversas cores e tamanhos", sintetiza o florista Edson Fernandes. Nesta época do ano, ele disse que dá mais prazer trabalhar em sua loja. "É tanta oferta de flores que é possível fazer arranjos combinando cor com cheiro", disse.
Dia da Árvore - Se amanhã é primavera, hoje a homenagem é para a árvore. Para o presidente da Mater Natura, o ambientalista Paulo Pizzi, a data serve de alerta para sociedade sobre os desmatamentos que acontecem no País. A situação é tão grave que a araucária, que é árvore símbolo o Estado, tem apenas 1% de área da sua cobertura natural.
Pizzi disse que a sua Organização Não-Governamental (ONG), junto com outras entidades, vai realizar um replantio em uma área da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, em Curitiba, no sábado.
Já a Prefeitura de Curitiba planeja realizar nesta sexta-feira um replantio na região da Vila Audi, onde foram despejadas 132 famílias, que ocupavam uma área de preservação permanente. Serão plantadas três mil mudas na região.