30/09/20
PUBLICIDADE
Xavante AT-26

Primeiro avião a jato produzido no Brasil vira monumento no Paraná

Uma aeronave xavante AT-26 que serviu à Força Aérea Brasileira foi doada para a Prefeitura de Maringá pelo Comando da Aeronáutica e ficará exposta permanentemente na rotatória localizada entre as avenidas São Paulo e senador Petrônio Portela, no Jardim Aclimação. A aeronave é um modelo de caça leve da década de 1970 e foi doada com o principal objetivo de valorização histórica, uma vez que trata-se de um patrimônio nacional.

André Renato/Secom
André Renato/Secom



Em 2012 a prefeitura encaminhou um ofício para o Comando da Aeronáutica solicitando a doação, uma vez que na região do Estado não há nenhuma instalação de aeronave histórica para visitação.



O modelo foi o primeiro avião a jato produzido no Brasil e a denominação AT-26 indica a dupla função de ataque e treinamento. A aeronave, que estava no Parque da Aeronáutica de Recife (PE), chegou ao município e começou a ser montada na última sexta-feira (14). Três técnicos da Aeronáutica são responsáveis pela montagem. Uma estrutura será construída no local para manter o avião em um pedestal de 4 metros de altura. A iluminação específica será também instalada e foi solicitada implantação de uma câmera de segurança para monitoramento e evitar que o avião seja alvo de vandalismo.

Todo o processo de solicitação e estudo de aptidão do município para receber a aeronave foi acompanhada e orientada pelo professor e coordenador do curso de pilotagem do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), César Roberto de Melo. "O Brasil é um País soberano graças à defesa do espaço aéreo. Essa aeronave tem um passado histórico. Não construímos o futuro de uma nação sem conhecer o nosso passado", comentou.

Melo fez uma solicitação do diário de bordo da aeronave, com informações sobre a quantidade de horas de voo, velocidade e onde serviu para divulgação à comunidade e acervo histórico. O avião fazia guarda das fronteiras e espaço aéreo brasileiro foi desativado pela aeronáutica por estar com a tecnologia obsoleta.
Redação Bonde com Prefeitura de Maringá
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Obras na cidade
Com contrato próximo ao fim, obra na rua Peru está atrasada
30 SET 2020 às 11h14
Lavagem de dinheiro
Operação da PF chamada "Rei do Crime" cumpre mandados em Londrina
30 SET 2020 às 10h54
Obras da prefeitura
Confira os trechos da avenida Ayrton Senna que serão interditados nesta quarta
30 SET 2020 às 10h17
Eleições municipais
Bens dos candidatos à Prefeitura de Londrina somam R$ 16,9 milhões
30 SET 2020 às 09h58
Educação básica
Duas cidades do Norte Pioneiro ficam entre as 10 melhores do Ideb
30 SET 2020 às 09h50
Pare e espere
Projeto da PM acompanha entrada e saída de moradores para evitar assaltos
30 SET 2020 às 09h40
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados