30/10/20
PUBLICIDADE
Xavante AT-26

Primeiro avião a jato produzido no Brasil vira monumento no Paraná

Uma aeronave xavante AT-26 que serviu à Força Aérea Brasileira foi doada para a Prefeitura de Maringá pelo Comando da Aeronáutica e ficará exposta permanentemente na rotatória localizada entre as avenidas São Paulo e senador Petrônio Portela, no Jardim Aclimação. A aeronave é um modelo de caça leve da década de 1970 e foi doada com o principal objetivo de valorização histórica, uma vez que trata-se de um patrimônio nacional.

André Renato/Secom
André Renato/Secom



Em 2012 a prefeitura encaminhou um ofício para o Comando da Aeronáutica solicitando a doação, uma vez que na região do Estado não há nenhuma instalação de aeronave histórica para visitação.



O modelo foi o primeiro avião a jato produzido no Brasil e a denominação AT-26 indica a dupla função de ataque e treinamento. A aeronave, que estava no Parque da Aeronáutica de Recife (PE), chegou ao município e começou a ser montada na última sexta-feira (14). Três técnicos da Aeronáutica são responsáveis pela montagem. Uma estrutura será construída no local para manter o avião em um pedestal de 4 metros de altura. A iluminação específica será também instalada e foi solicitada implantação de uma câmera de segurança para monitoramento e evitar que o avião seja alvo de vandalismo.

Todo o processo de solicitação e estudo de aptidão do município para receber a aeronave foi acompanhada e orientada pelo professor e coordenador do curso de pilotagem do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), César Roberto de Melo. "O Brasil é um País soberano graças à defesa do espaço aéreo. Essa aeronave tem um passado histórico. Não construímos o futuro de uma nação sem conhecer o nosso passado", comentou.

Melo fez uma solicitação do diário de bordo da aeronave, com informações sobre a quantidade de horas de voo, velocidade e onde serviu para divulgação à comunidade e acervo histórico. O avião fazia guarda das fronteiras e espaço aéreo brasileiro foi desativado pela aeronáutica por estar com a tecnologia obsoleta.
Redação Bonde com Prefeitura de Maringá
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Em Ortigueira

Uma pessoa morre em acidente na BR 376, segundo a PRF

30 OUT 2020 às 18h30
Restrição à pesca

Período da piracema começa neste domingo no Paraná

30 OUT 2020 às 17h06
Programa social

Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 1 bi para ampliar Bolsa Família

30 OUT 2020 às 15h45
Vale por um mês!

Pagamento de IPVA com créditos do Nota Paraná está disponível a partir de domingo

30 OUT 2020 às 15h04
Já foi controlado

Aquecimento de gerador causa incêndio em subestação da Copel em Maringá

30 OUT 2020 às 14h23
Assista!

Candidato Tiago Amaral (PSB) comenta as propostas para Londrina

30 OUT 2020 às 11h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados