O Parque Nacional do Iguaçu recebeu a visita oficial da princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa, na manhã deste domingo (15), em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Depois de encontrar-se com a comunidade nikkei — descendentes de imigrantes japoneses — neste sábado (14), a princesa e a comitiva japonesa visitaram o Patrimônio Mundial Natural. A passagem encerrou uma série de encontros diplomáticos que durou nove dias no Brasil.
A princesa foi recepcionada pelo chefe do Parque Nacional do Iguaçu/ ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), José Ulisses dos Santos, e pelo diretor-administrativo-financeiro da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação no parque, Rodrigo Parish. O roteiro incluiu a visitação oficial nos mirantes e passarela com vista para a Garganta do Diabo.
Durante a passagem oficial próximo às quedas, a princesa perguntou sobre a mensagem que teriam para transmitir ao mundo. Ulisses comentou acerca da importância da conservação ambiental dentro do Patrimônio Mundial Natural.
Leia mais:

Corpo de menina que morreu em cânion no RS será velado neste sábado em Curitiba

Com disputa entre bairros, Olimpíada dos Idosos de Cambé reúne 78 participantes

Suspeita de aplicar golpes na própria mãe é presa em Irati

Projeto quer impedir acesso ao crédito para quem comete violência de gênero
“Hoje, a mata Atlântica é um bioma superameaçado, restam apenas 20% da sua área original. O parque também é um refúgio seguro para as espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. Proteger esse tesouro é um dever de toda a sociedade brasileira e do mundo inteiro. O Parque Nacional do Iguaçu proporciona experiências transformadoras”, ressaltou Ulisses.
Passagem pelo Brasil
A princesa encerrou as visitas diplomáticas ao Brasil conhecendo o Patrimônio Mundial Natural e uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. O país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com cerca de 2,7 milhões de pessoas. O Paraná, estado onde está localizado o Parque Nacional do Iguaçu, é o segundo com maior população nikkei, com aproximadamente 276 mil pessoas, atrás apenas de São Paulo, que concentra 1,3 milhão, segundo dados da Embaixada do Japão no Brasil.
A princesa retornou ao Japão no domingo à tarde, após nove dias de compromissos em solo brasileiro. A agenda teve início em Maringá, Londrina e Rolândia, seguida de visita a Campinas (SP), Campo Grande (MS), Brasília e Rio de Janeiro. Foz do Iguaçu foi a última cidade que recebeu a alteza imperial japonesa.
Leia também:
