O princípio biológico da lei da força tem relação estreita com a internet, de acordo com um levantamento realizado por Gary Flake, do Instituto de Pesquisas NEC, em Princeton. Segundo a lei da força, a biosfera do planeta é estruturada de acordo com uma distribuição da lei da força, um fenômeno segundo o qual os animais de menor porte são maisnumerosos e diversificados do que os animais maiores.
Flake identificou que os sites de busca de grande porte, como o AOL (America Online) e Yahoo!, são relativamente pouco representativos em termos de número, ao passo que os sites de menor porte são muito mais numerosos. Pesquisas baseadas nos links de entrada e saída destes sites produzem resultados muito mais precisos do que aqueles baseados em palavras-chaves.
Por exemplo, Flake descobriu que para localizar o cientista da computação Michael Jordan, em oposição ao famoso jogador de basquete Michael Jordan, mostrou-se muito mais fácil fornecer alguns detalhes biográficos sobre o cientista do que somente enviar informações mais genéricas. Estas suas pesquisas o auxiliaram a desenvolver um algoritmo de busca baseado em links que poderá se mostrar bastante útil tanto para os consumidores
corporativos quanto para os usuários comuns.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Os filtros que tirassem proveito deste tipo de programa orientado para relações entre informações poderiam restringir a pornografia de um modo muito mais eficiente e a NEC pretende desenvolver um filtro exatamente como este para o mercado corporativo.