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Procon-PR alerta sobre cuidados com as compras de Natal

Bonde, com informações da Agência Estadual de Notícias
16 dez 2003 às 16:19

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O Procon-Pr divulgou nesta segunda-feira uma lista de cuidados que o consumidor deve ter na hora de escolher os presentes de Natal.

"Se a escolha recair sobre peças de vestuário observe se possuem etiquetas com os dados relativos a composição do tecido, modo de lavar e tamanho, além de certificar-se da possibilidade de troca da mercadoria", explica o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio.

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Já na compra de produtos de perfumaria, nacionais ou importados, as informações devem constar no rótulo e em língua portuguesa, especificando peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição, dados do fabricante ou importador.

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Ao adquirir eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, o manual que acompanha o produto também deve estar em português e o certificado de garantia preenchido. Ambos devem ser entregues na hora da compra. "Uma demonstração do funcionamento do equipamento pode evitar futuros problemas", sugere Túlio.

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Os brinquedos devem ser escolhidos pela adequação à idade da criança e devem ter o selo do INMETRO, que é a garantia da segurança e da qualidade do produto. A atenção deve ser redobrada na escolha de brinquedos para crianças menores, pois eles não podem conter peças pequenas, com pontas, bordas cortantes e materiais tóxicos.


Em relação aos alimentos, o Procon orienta ao consumidor que verifique a aparência dos produtos, tendo cuidado com as promoções que podem conter produtos antigos. Para tanto, devem ser observadas se todas as informações estão no rótulo e as condições de higiene e de armazenamento dos estabelecimentos.

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O consumidor tem 30 dias de prazo para reclamar dos problemas aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis, tais como alimentos ou artigos de perfumaria. Já para os bens duráveis, como roupas, eletrodomésticos, móveis, este prazo é de 90 dias.


Se a compra tiver sido efetuada por telefone, em domicílio, por reembolso postal, em feiras e salões, ou pela internet, o prazo é de até 7 dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto para desistir da aquisição.

O Procon-PR estará funcionando normalmente nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro. O Disque-Procon, 0800-41-1512, atende os consumidores entre 8h30min e 18 horas. Para o atendimento pessoal, na Rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba, no horário das 9 às 17 horas.


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