O Procon estadual e todos os municipais vão, na próxima sexta-feira (29), orientar, em regime de mutirão, os consumidores sobre a mudança de pulso para minuto nas ligações locais da telefonia fixa. O atendimento é uma iniciativa do órgão estadual para esclarecer as dúvidas que restaram depois do mutirão nacional, realizado em maio.
A ação será feita em razão da falta de informação por parte das concessionárias de telefonia, que ainda não explicaram aos seus usuários como se dará a mudança, os planos obrigatórios nem como serão processadas as novas contas telefônicas.
Os 42 Procons participantes, além da coordenadoria estadual, vão distribuir material informativo, em que são levantadas questões como a adequação do consumidor aos novos planos, seus direitos de migrar para outra opção e o impacto financeiro.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
O Procon-PR vai estar à disposição pelo Disque-Procon no 0800-411512 e em sua sede na Alameda Cabral, 184 – esquina com a Rua Cruz Machado – Centro, Curitiba, a partir das 9h, com guichês especiais para esse atendimento. O consumidor pode também acessar a página do órgão na internet - www.pr.gov.br/proconpr - e acessar o link " telefonia fixa - tarifação por minutos", onde encontrará informações em forma de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas referentes a mudança.
Planos – A alteração de pulso para minuto entra em vigor no estado a partir de 31 de julho. A Brasil Telecom e a Sercomtel (Londrina) são as duas concessionárias de telefonia fixa que farão a alteração. Essas empresas devem oferecer aos seus clientes a escolha entre dois planos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo). Os consumidores precisam conhecer o seu perfil de utilização do serviço antes de optar por um deles.
O Plano Básico é a opção indicada para quem faz ligações curtas. Porém, a tarifa por minuto fica mais cara nas chamadas que ultrapassem 2 minutos e meio. Já o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória – Pasoo - é indicado para quem fica mais tempo ao telefone.