Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolândia

Produtos da agricultura familiar vão para o supermercado

Heloísa Prado - Bonde
22 nov 2006 às 17:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 50 itens fabricados por 21 agroindústrias de seis municípios da região vão estar disponíveis na gôndola do Supermercado Boa Compra. São geléias, doces, vinagres aromatizados, biscoitos, queijos, embutidos e outras variedades processadas por famílias de pequenos agricultores que encontram no Programa Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, uma alternativa de renda.

A Fábrica do Agricultor, idealizada pela Secretaria da Agricultura, faz parte do programa de desenvolvimento rural do governo estadual, visando aumentar a renda do agricultor familiar, pela agregação de valor na transformação da matéria-prima em produto agroindustrializado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o coordenador do Programa, Abdel Naser, uma das ações da instalação de gôndolas em supermercados é encurtar a distância entre a produção e o consumidor final. "Agroindústria Familiar constitui hoje a base principal dos negócios de alguns grupos de agricultores, conquistando espaços como atividade econômica, lucrativa, envolvendo-se cada vez mais com outros setores como o artesanato rural, turismo rural e demais atividades não agrícolas", lembrou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


Resultados – Só em 2006 a Secretaria da Agricultura e a Emater deram atendimento direto a 1.250 agroindústrias familiares e a mais de 300 famílias, envolvidas com o artesanato rural. Os agricultores participaram, em diferentes intensidades, de 26 Feiras Regionais e 2 Feiras Estaduais "Sabores do Paraná" – realizadas em Curitiba e Maringá. Participaram ainda de eventos especiais como Mercosuper em Cascavel, a III Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília, do Salão de Turismo, em São Paulo, do III Congresso Latino-americano de Suinocultura, em Foz do Iguaçu, e do XX Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em Pinhais.


Também nesse ano foram viabilizadas instalações de 23 gôndolas em redes de supermercados. Com as próximas a serem inauguradas nesta sexta-feira em Maringá e em Paranavaí, elas chegam a 51, em todo o Estado. O Programa Agroindústria Familiar - Fábrica do Agricultor também capacitou este ano 1.503 agricultores familiares através de seminários, encontros, reuniões, dias de campo,e outras atividades.

O coordenador Abdel Naser lembrou que os destaques ficaram para a comercialização com a Nota de Produtor Rural para 36 Agroindústrias familiares com tratamento diferenciado de ICMS, e para a implantação do Projeto de Certificação das Agroindústrias Familiares.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo