Professores aposentados da rede estadual de ensino começaram nesta quarta-feira (18/07) um protesto no centro de Maringá. O movimento pretende ficar três dias distribuindo cartas à população e incentivando assinaturas para um documento que pede reajuste salarial ao governo do Estado. Os professores querem o apoio dos demais servidores inativos da área da educação para a realização de manifestações em todas as cidades do Paraná.
Segundo Mari Bertini Oliveira Ganem, uma das coordenadoras do 'Movimento dos Professores Aposentados', a categoria está 'abandonada' pelo governo e sem reposição há mais de seis anos. 'Não temos mais IPE (Instituto de Previdência do Estado) e o governador tenta encobrir a situação dramática dos professores aposentados', afirma Mari Bertini. Ela diz que grande parte da categoria, formada por professores de segundo grau, recebe apenas R$ 260,00.
O movimento critica também a atuação dos deputados estaduais e questiona a forma de extinção do IPE. 'Elegemos os deputados, mas eles representam apenas o pensamento do Jaime Lerner (PFL)', ressalta a coordenadora. Conforme Mari, o movimento não tem respaldo de sindicatos, como da APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), mas está buscando apoio de outras entidades sindicais. 'Nos interessa agora ir às ruas e chamar a atenção da população sobre a situação salarial e a falta de assistência médica aos professores aposentados', completa a coordenadora.