Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Protesto

Professores protestam contra Lerner e Alvaro

Redação - Folha de Londrina
30 ago 2002 às 17:14

Compartilhar notícia


"Eu estava lá": professores relembram através de cartazes a ação policial contra os docentes no dia 30 de agosto de 1988
- José Suassuna
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Jaime Lerner (PFL) e o candidato do PDT ao governo, Alvaro Dias, tiveram um problema a mais para driblar nesta sexta-feira. Cerca de 3 mil professores da rede pública estadual participaram de um protesto de manhã, em Curitiba. Além de fazer uma série de reivindicações à atual administração, a manifestação teve o objetivo de relembrar os episódios que aconteceram no dia 30 de agosto de 1988, quando Alvaro era governador e a Polícia Militar usou bombas, cavalaria e cachorros para dispersar o movimento grevista que se concentrava em frente ao Palácio Iguaçu.

A manifestação começou às 9 horas com concentração na Praça Santos Andrade e seguiu em passeata pelas ruas do centro de Curitiba até o Palácio Iguaçu. Apesar do Sindicato dos Professores da Rede Estadual (APP Sindicato) não ter recebido resposta a seu pedido de audiência com o governador, protocolado dia 16 de agosto pela entidade, uma comissão de professores, funcionários e aposentados acabou sendo recebida pelos secretários do Governo, José Cid Campêlo Filho, e da Administração, Ricardo Smijitink.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na reunião, o aceno mais positivo às reivindicações da categoria veio do secretário Campêlo, que se comprometeu a ''analisar com carinho'' a extensão do abono de R$ 100,00 que foi dado para os professores da ativa em junho, também para os aposentados. Ficou acertada, ainda, uma nova reunião entre as partes para quinta-feira, às 10 horas, no Palácio. ''Acredito que pode haver avanços nesta negociação. Afinal, estamos esperando há oito anos, e esperamos que nos últimos dias de sua gestão o governo mostre alguma sensibilidade'', afirmou o diretor da APP, José Valdevino de Moraes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


Segundo a APP, várias escolas fecharam nesta sexta-feira em adesão ao movimento, e mesmo onde houve aulas, representantes dos professores foram à manifestação. O ato aconteceu em clima tranquilo e criativo. Em meio a discursos e muita propaganda eleitoral de candidatos que aproveitaram o ato, os professores se organizaram de camisetas vermelhas, com escudos e cavalos de pau, numa tentativa bem-humorada de relembrar o dia 30 de agosto de 1988.


*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo