No Paraná, quem perdeu contato com familiares e deseja reencontrá-los conta com a ajuda do Procuro Você, um programa gerenciado pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, que encontrou 71 pessoas só este ano.
De janeiro até a segunda semana de dezembro, foram recebidos 460 pedidos de localização e 45 casos foram solucionados. Em alguns deles, mais de uma pessoa foi encontrada. Desde novembro de 2003 – quando o programa foi reformulado –, foram recepcionadas 1.844 solicitações de busca, sendo que 198 foram resolvidas e 367 pessoas foram localizadas.
A supervisora do Procuro Você, Érika Azevedo Sanches, explica que os interessados em encontrar familiares devem encaminhar os seus pedidos pela internet, por meio do site da Secretaria (www.pr.gov.br/ouvidoria, no link "Fale com o Ouvidor"). As solicitações também podem ser feitas pessoalmente, na sede da instituição.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
"Os cidadãos devem repassar o máximo de informações sobre a pessoa desaparecida, como nome completo, data de nascimento, nome dos pais, apelido e outros dados que possam auxiliar na busca. Quanto mais dados recebermos, maior a possibilidade de o caso ser resolvido", afirma.
Érika completa que as pesquisas do Procuro Você são feitas em bancos de dados de algumas empresas e instituições na internet, que atuam em parceria com a Secretaria. O programa também conta com a ajuda de outros órgãos, como o Ministério Público.