Presos que estão em regime aberto e já cumpriram 60% da pena estão sendo reitegrados ao mercado de trabalho. 21 egressos do sistema penitenciário do Estado já conseguiram emprego por meio do Programa Pró-Egresso.
O programa vem sendo desenvolvido desde novembro do ano passado, numa parceria entre a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Em Curitiba e Região Metropolitana são 504 presos, que cumprem pena em regime aberto. Em todo o Paraná, são aproximadamente 2.900.
A experiência de empresários que contrataram egressos foi apresentada em reunião promovida nesta quarta-feira pelo Patronato Penitenciário. A idéia é motivar outras empresas de Curitiba e Região Metropolitana a darem oportunidades de trabalho para essas pessoas.
O Patronato é uma unidade de regime aberto do sistema penitenciário, que atende e presta apoio ao ex-detento. Outras 18 cidades do interior do Estado têm uma extensão do Patronato (unidades Pró-egresso). O programa faz um levantamento do perfil profissional e psicológico dos presos e procura captar vagas no mercado de trabalho.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Leia mais em reportagem de Andréa Lombardo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira