Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fracasso

Projeto do metrô de Curitiba não tem interessados

Redação bonde
07 set 2007 às 16:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não apareceram interessados em executar o projeto básico de engenharia para a primeira linha de metrô de Curitiba. O prazo para entrega de envelopes terminou nesta quinta-feira, véspera de feriado. Mas nenhuma das 44 empresas que compraram o edital de licitação apresentou proposta de execução do trabalho, para o qual a prefeitura pagaria até R$ 2,087 milhões. Agora, a administração municipal analisa que medidas serão tomadas para viabilizar a elaboração do projeto.

A ausência de propostas pegou de surpresa o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto. ''Pelos menos dez firmas (que compraram o edital) teriam plenas condições para elaborar o projeto'', disse. Dos 44 escritórios de engenharia que adquiriram as regras da concorrência, 20 eram do Paraná, 18 de São Paulo, duas do Rio de Janeiro, uma de Minas Gerais e uma do Distrito Federal. Duas empresas espanholas também compraram o edital.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Canto Neto, o que causa mais estranheza é o fato de, durante o período para análise do edital, nenhuma empresa contestou o documento. ''Recebemos 39 indagações, sendo que 38 eram estritamente técnicas. O edital não foi contestado juridicamente'', afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


O único questionamento, segundo o presidente do Ippuc, se referia ao prazo de 220 dias dado pelo órgão para que a empresa vencedora da licitação elaborasse o projeto. ''Uma empresa dizia que esse seria um tempo exíguo'', contou. Canto Neto descartou ainda que a ausência de propostas tenha relação com o valor oferecido pelo serviço.


O fracasso da concorrência pode complicar os planos da prefeitura. Ela pretendia ter o projeto básico pronto até junho de 2008 para, com isso, pleitear recursos federais que seriam liberados no ano seguinte.

Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo