Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto Social

Projeto leva dentistas para Ilha em Paranaguá

Bonde, com informações da AEN
22 jan 2005 às 16:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma equipe formada por dentistas e outros voluntários estará neste domingo na Ilha do Teixeira, em Paranaguá, onde vai realizar um trabalho de cuidados com a saúde bucal de filhos de pescadores. A iniciativa é de diversas organizações não-governamentais. O trabalho é realizado na escola rural da ilha.

Na primeira etapa do programa, iniciado em setembro de 2003, 70 crianças foram tratadas pela Ong Balb, que possui consultório próprio na localidade. A atenção inclui tratamento restaurador, endodontia e exodontia (dentes mutilados), com ênfase também a prevenção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Numa etapa seguinte, a Ong MDSN avaliou a oclusão de outras crianças. Foram selecionados 30 pacientes que receberam trabalhos ortodônticos e ortopédicos, incluindo mantenedores de espaço, expansor (hirax), bionator e recuperadores de espaço.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Com este projeto social, a Ong mostra que é possível atender uma população em locais isolados, de baixo IDH, de forma abrangente já que, ao final do projeto, todos os moradores da ilha recebem atendimento odontológico integral.

Publicidade


Com isto, o projeto evita que problemas bucais venham a atrapalhar o desenvolvimento psicossocial de crianças. Para os adultos, o tratamento odontológico e protético reabilita a moral e auto-estima e dão condições de saúde para pessoas que jamais tiveram oportunidade de receber esta atenção.


Os adultos, pescadores e familiares também recebem tratamento odontológico e, ao final ganham próteses móveis e dentaduras conforme suas necessidades. Já foram entregues 42 peças protéticas. Crianças que apresentavam um índice de 95% de cárie, ao final tiveram o problema reduzido para 3%.

O trabalho voluntário é realizado pela parceria das Ong BALB (Bombinha-Laços e Braços) e a Ong MDSN (Movimento de Defesa da Odontologia Nacional), CRO (Conselho Regional de Odontologia – Pr) e 1ª Vara Federal Criminal de Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo