O Projeto Focinhos realizou a castração de 11 cachorros, sendo um macho e dez fêmeas, que viviam soltas no aterro do Caximba, na Grande Curitiba. Os animais procriavam frequentemente e a esterilização foi solicitada por duas moradoras da região que ficaram sensibilizadas com a situação dos cães e dos filhotes, que na maioria das vezes não resistiam. Com a ajuda de colaboradores e outras ONGs o projeto conseguiu arrecadar ração, medicamentos e fazer o transporte dos animais para realizar os procedimentos.
Alguns dos animais castrados estavam em condições precárias como uma das cadelas que não tinha nenhum dos dentes frontais e o macho que estava com um dos olhos perfurados. O Projeto Focinhos não possui abrigo, por isso as próprias moradoras da região se comprometeram a cuidar dos animais durante o pré e pós-operatório.
As cirurgias realizadas pelo Projeto Focinhos são feitas por veterinários voluntários em clínicas estruturadas, com os animais anestesiados e com todos os cuidados necessários para os procedimentos. Os custos são cobertos pela contribuição mensal de amigos do Projeto, pela venda de produtos com a logomarca Focinhos e doações espontâneas.
Leia mais:
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Incentivo à ciência: alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz
Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná
Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira
Perfil Projeto Focinhos
O Projeto Focinhos é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 2006 com o intuito de diminuir o número de animais abandonados nas ruas de Curitiba e região. O projeto faz a esterilização (castração) de animais domésticos por meio de parcerias com médicos veterinários e clínicas veterinárias.
A instituição não possui sede própria e as cirurgias são agendadas pelo telefone (41) 8847-2787, de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 13h30 e das 19h às 21h, e nas sextas-feiras pela manhã.
Para manter as atividades a ONG conta com apoio de voluntários que contribuem mensalmente. Os Amigos do Focinhos fazem doações a partir de R$12 mensais, por meio de boleto bancário.
O dinheiro arrecadado é revertido em material cirúrgico utilizado na cirurgia de esterilização de animais de famílias de baixa renda. Mais informações no site www.projetofocinhos.org.br e pelo email [email protected].