Seguindo as diretrizes do Plano de Governo do governador Beto Richa em retomar negociações com o Banco Mundial em busca de recursos para projetos prioritários do Estado, a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, dará continuidade ao cronograma de reuniões com a missão dos consultores, que iniciaram trabalho no Paraná, na semana de 11 a 15 de abril.
Os consultores participaram de várias reuniões em conjunto com técnicos das diversas secretarias do Estado, para alinhamento dos projetos que estavam dentro dos critérios de financiamento do Banco Mundial nas áreas de Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Sustentável; Novas formas de governar; Transporte e Logística.
Segundo o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, os consultores estão fazendo um diagnóstico com várias secretarias, buscando encontrar mecanismos para que estes projetos prioritários possam ser elaborados, desenvolvidos e principalmente implantados. "Ainda existem muitas dúvidas específicas nas áreas da educação, saúde e infraestrutura. A idéia de trazer consultores é para que detalhem esses projetos e ao mesmo tempo prestem consultoria à nossa equipe para que possam elaborar os projetos definitivos", afirma o secretário.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Dentro da programação de continuidade dos trabalhos, nos dias 26 e 27 de abril, os consultores do Banco Mundial da área da Educação se reúnem com corpo técnico do governo; com a área da Saúde, a próxima missão será nos dias 02 a 06 de maio; com equipe da Educação - reuniões no dia 26 ou 27 de abril; sobre Transportes e Logística - missão prevista na primeira semana de maio; com equipe do Meio Ambiente que estará em pauta a questão Prevenção de Eventos Críticos, o encontro será nos dias 26 e 27 de abril, e a nova missão geral do Banco Mundial está marcada para a última semana de maio.
BANCO - O Banco Mundial ajuda governos em países em desenvolvimento a reduzir a pobreza por meio de empréstimos e experiência técnica para projetos em diversas áreas – como a construção de escolas, hospitais, estradas e o desenvolvimento de projetos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É uma das maiores fontes de conhecimento e financiamento do mundo, que oferece apoio aos governos dos países membros em seus esforços para investir em escolas e centros de saúde, fornecimento de água e energia, combate a doenças e proteção do meio ambiente.
O Banco Mundial supervisiona como cada empréstimo é utilizado e avalia seus resultados. Todos os empréstimos são regidos por políticas operacionais, que garantem que as atividades sejam implementadas de forma equilibrada nos planos econômico, financeiro, social e ambiental.