Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paraná

Promotora quer mudar lei que proíbe trabalho de menores

Redação - Folha de Londrina
02 mai 2003 às 20:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A posição assumida pela promotora da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Édina Maria Silva de Paula, que defende a atividade profissionalizante e remunerada para adolescentes, encontrou apoio entre os representantes do Paraná na Câmara Federal. Em matéria publicada nesta sexta pela Folha de Londrina, a promotora manifestou-se totalmente contrária à Emenda Constitucional nº 20 que, desde que foi aprovada em 20 de dezembro 1998, proíbe o trabalho de menores de 16 anos.

Conforme declarou a promotora, os adolescentes impedidos pela lei de ingressar no mercado formal, estão hoje no mercado informal e ilícito, ''trabalhando para traficantes de drogas''. Antes da aprovação da Emenda nº 20, era permitida a atividade como aprendiz para quem tinha de 12 a 14 anos. E autorizado o ingresso no mercado de trabalho a partir dos 14 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


''A promotora está mais capacitada do que qualquer um na cidade para discutir essa questão. É a principal autoridade no assunto e eu tenho simpatia por essa idéia que ela defende'', comentou o deputado federal do PT, Paulo Bernardo. Ele condiciona o trabalho à manutenção do jovem na escola e assumiu o compromisso de procurar a promotora para discutir o assunto. ''Não é fácil mudar uma emenda mas esse debate precisa ser travado com a sociedade''.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Conforme esclareceu a promotora Édina de Paula, a resolução da OIT de 1972 impede o trabalho de menores de 15 anos em países desenvolvidos. ''O absurdo é que o Brasil é país de terceiro mundo e tem uma legislação que nem o primeiro mundo hoje exige'', disse a promotora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo