Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Protozoário causa epidemia em Antonina

Erika Wandembruck - Folha do Paraná
18 dez 2001 às 18:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Análises do Laboratório Central do Estado (Lacen), divulgadas nesta terça-feira, comprovaram que o protozoário Cyclospora - contraído por fezes humanas - tem provocado o surto de diarréia em Antonina (Litoral do Estado), que em 20 dias contaminou 808 moradores do município.

Para o médico sanitarista da Secretaria Estadual da Saúde, Natal Jataí de Camargo, designado para investigar o surto, não há mais dúvidas de que a fonte de contaminação é a água encanada. No entanto, apesar de secretaria admitir que a hipótese mais provável é de que o problema esteja no produto, a confirmação só será possível quando houver um laudo comprovando a suspeita.

Cadastre-se em nossa newsletter

O problema é que - apesar de todos os dias estarem surgindo novos casos - o Lacen não possui, conforme admitiu a diretora do Lacen Ana Luíza Conter Borges, a tecnologia para descobrir se a epidemia está sendo provocada pela água. Ao contrário do que os próximos técnicos da Saúde acreditavam, ainda não foram enviadas amostras do líquido para laboratórios de referência como é o caso do Adolpho Lutz, em São Paulo, e Osvaldo Cruz, No Rio de Janeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo