Até esta quarta-feira, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) havia registrado 2.075 inscrições para o Programa de Ocupação das Vagas Remanescentes (Provar). O número de concorrentes às 1.009 vagas pode chegar a 3,6 mil (total que preencheu a ficha de inscrição), uma vez que os documentos de estudantes de outros Estados ainda estão sendo entregues pelos Correios.
A UFPR está oferecendo vagas em 58 cursos de graduação para alunos que estejam cursando o terceiro ano. Noventa por cento dos inscritos no Provar são de universidades privadas do Paraná. O restante está dividido entre instituições de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Os cursos mais procurados foram Administração (noturno), Arquitetura, Jornalismo, Direito (diurno e noturno), Medicina e Odontologia. Nem todos os cursos preencheram todas as ofertas. Ainda existem vagas sobrando em Matemática, História, Gestão da Informação, Geologia, Filosofia, Física e Estatística.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Outros cursos como Engenharia Química, Engenharia Florestal, Biotecnologia e Engenharia Ambiental também registraram baixa procura. É que no Paraná são cursos ministrados apenas pela UFPR e a instituição só poderia receber alunos de outros Estados. As vagas nos cursos que registraram baixa procura serão disponibilizadas para reopção ou aproveitamento de curso.
Os estudantes inscritos no Provar irão realizar provas objetivas e discursivas no próximo dia 23 de março, com base nos conteúdos que já estudaram. A coordenação do programa avisa que os inscritos precisam imprimir o comprovante de inscrição na Internet, acessando o site www.ufpr.br. Os classificados começam a estudar dia 22 de abril, quando será iniciado o primeiro semestre de 2003 da UFPR.