Depois de uma onda de consolidação na internet, um pequeno grupo de quatro empresas está por trás de metade de todos os minutos gastos on-line pelos internautas norte-americanos: AOL, Microsoft, Yahoo! e Napster.
Além disso, segundo revelou estudo divulgado hoje pela Jupiter Media Metrix, apenas 14 empresas controlaram 60% do tráfego virtual em março de 2001, em comparação com as 40 companhias em março de 2000 e 110 em março de 1999.
A análise da Jupiter mostra como o monopólio do tráfego dificulta a vida de quem quer lançar um site. "O espaço pode ser virtual, mas está bem delimitado", disse Aram Sinnreich, analista da Jupiter. "A internet dá a chance de novas empresas como a Microsoft e a Yahoo! se tornarem grandes grupos de mídia."
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Ele adicionou que marketing e proeza publicitária superaram o quesito infra-estrutura como barreiras para quem quer entrar no mercado da internet.
Entre as companhias que controlam 60% de todo o tráfego virtual também figuram eBay, Electronic Arts, Walt Disney, Terra Lycos e CNet Networks.
< Leia mais>Números da Internet em abril