O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, aposta em parceria entre governos, setor de educação e sociedade para ampliar o interesse da população sobre problemas ambientais.
Carvalho, que participou do seminário "Re-Orientação da Educação para a Sustentabilidade", realizado em Curitiba disse que o ministério vem buscando fazer essa ponte com os governos estaduais. O encontro foi promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)e o governo do Paraná.
Durante o encontro, foi discutido a Agenda 21 -documento, assinado por 178 países durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. A agenda é um compromisso político mundial cuja meta é conciliar justiça social, equilíbrio ambiental e eficiência econômica.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Carvalho contou que uma comissão no ministério pretende definir políticas de desenvolvimento sustentável. Estão sendo estudadas os temas de: cidades auto-sustentáveis; agricultura sustentável; gestão de recursos naturais; integração nacional; desigualdade social; e ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o presidente do Ipardes, Paulo Mello Garcias, o seminário foi o primeiro passo para orientar os profissionais da área de educação do Estado a incluir o meio ambiente em suas aulas. "Estamos contando com a participação ativa do corpo docente das universidades, professores e alunos do ensino médio para levar a noção de desenvolvimento sustentável para toda a sociedade", disse.
Leia mais em reportagem de Israel Reinstein, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira