Apesar dos apelos da Sanepar para que a população de Curitiba e Região Metropolitana economize água tratada, o nível das barragens continua caindo. Segundo o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, "o reflexo da redução de consumo feita por parte da população ainda não foi percebido. É preciso economizar mais para não faltar."
A estiagem que afeta todo o Paraná está exigindo que cada pessoa economize 56 litros de água por dia. Se o consumo continuar nos níveis atuais, a Sanepar terá que implantar racionamento de água na RMC. Gerardi adianta que "se o quadro de falta de chuva continuar e as pessoas seguirem consumindo normalmente, a água armazenada nas três barragens vai acabar em menos de três meses."
O Simepar prevê que, durante o inverno, não haverá chuva suficiente para recompor as barragens. A Sanepar apela aos moradores desta região para que mudem seus hábitos de consumo e estimulem amigos e vizinhos a economizar água.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Dicas para utilizar a água racionalmente
1. Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduzindo o tempo para 10 minutos, o consumo cai para 70 litros.
2. Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.
3. Enquanto faz a barba com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada não gastará um litro.
4. Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas não fecham a torneira durante a escovação e gastam 10 litros.
5. A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho, o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência. Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
6. Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros, ou seja, a cota diária de 2,5 pessoas. Só lave o carro com mangueira com bico de pressão ou balde.
7. Lavar a louça da família também exige mudança de hábito, porque para cada pessoa se usa 112 litros. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa.
8. Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas.
9. A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina, pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, jardim ou lavar o carro.
10. Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.
11. A sua criatividade vai lhe ensinar como fazer economia de água, usando-a sem desperdício. E lembre-se: a água que você desperdiça está fazendo falta na casa de uma família amiga que mora em outro bairro.