Dez pessoas foram detidas neste final de semana durante a reintegração de posse da fazenda do apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho, em Icaraíma (67km a noroeste de Umuarama), um dia após ela ser invadida.
Cerca de 120 policiais militares cumpriram pela manhã a ordem judicial. Estavam no local cerca de 150 pequenos agricultores, ligados a movimentos locais, como Ribeirinhos e Unidos pela Terra. Seis pessoas foram detidas por desacato e desobediência após se recusarem a sair das terras e ensaiarem uma revolta, segundo a Polícia Militar.
Outras quatro foram encaminhadas à delegacia da cidade acusadas de furto simples. Além de um trator, os agricultores teriam furtado toras de madeira e sacas de milho da propriedade rural. Todos os dez foram liberados ainda na parte da manhã.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
A fazenda Monte Azul tem 1.200 hectares e, segundo a assessoria de Ratinho, é "extremamente produtiva". Além da criação de gado, há plantações de soja e milho. Agora é época de colheita.
A polícia apreendeu, em poder dos sem-terra, uma espingarda de fabricação caseira, 76 facas e facões e 21 foices. Não houve feridos.