O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Roberto Antunes dos Santos, vai presidir a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reúne as 52 universidades federais do País. É a primeira vez que um paranaense ocupa o cargo, cuja duração é de um ano.
Antunes dos Santos, de 55 anos, foi eleito na última sexta-feira - por unanimidade dos 45 reitores presentes -, durante a 11ª reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Recife (PE).
A principal função da entidade é servir de interlocutora entre as universidades e as entidades de professores, funcionários e estudantes, o governo federal, instituições estaduais e municipais e órgãos ligados ao ensino. A UFPR é a única instituição federal superior no Paraná.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Antunes dos Santos afirmou que seus principais objetivos são o fortalecimento da autonomia das universidades e a melhoria e expansão do ensino público federal. No Brasil, apenas 11% dos jovens entre 18 e 24 anos frequentam uma universidade - pública ou privada. Esse percentual é inferior ao da Venezuela (26%) e até o da Bolívia, o país mais pobre da América do Sul, onde 22% dos jovens nessa faixa etária estão na universidade.