Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Represa que abastece Curitiba recebe lixo hospitalar

Redação - Folha do Paraná
31 jul 2001 às 19:39

Compartilhar notícia

Sanepar terá que retirar o lixo acumulado para garantir a qualidade da água - Mauro Frasson- Folha do Paraná
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar tem uma semana para limpar as margens da barragem do Iraí, nas proximidades do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A empresa foi notificada após denúncia da possível contaminação da água por conta do acúmulo de lixo. O prazo foi estabelecido pela Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais, Já o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) deu uma semana para a retirada do lixo.

Perto do reservatório da Sanepar, os fiscais do IAP e da Prefeitura de Pinhais encontraram seringas de uso veterinário e humano e embalagens de remédios. A barragem é responsável pelo abastecimento de 1,1 milhão de pessoas da Grande Curitiba e ocupa áreas nos municípios de Pinhais, Quatro Barras, Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul, todos na região metropolitana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde e o IAP descartam a possibilidade de que esse lixo tenha vindo do hospital, mantido pelo governo do Estado. De acordo com José Luiz Bolicenha, coordenador da Diretoria de Controle e Recursos Ambientais, como os vidros já estão sem rótulo não dá para caracterizar que sejam de uso do hospital. Ele acredita que o lixo já estava no local antes da formação do lago e com o enchimento da barragem foi sendo arrastado para as margens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


No entanto, o gerente de obras da Sanepar, Sherman Cordeiro, disse que a sujeira foi jogada por moradores da região onde se forma o lago. Porém, como não foi possível identificar a origem dos resíduos, a empresa terá que limpar o terreno, que é de sua propriedade. Cordeiro estima que todo o lixo seja retirado até amanhã.

Publicidade


Por precaução, os técnicos do IAP também vistoriaram as instalações do Adauto Botelho e constataram que o esgoto que sai do hospital era despejado direto na barragem. A Sanepar já solucionou o problema e direcionou o esgoto para uma estação de tratamento. Segundo Bolicenha, o lixo hospitalar é bem acondicionado e tem um destino adequado.


O secretário de Meio Ambiente de Pinhais, Rasca Rodrigues, disse que esse lixo e outros esgotos próximos da região estão prejudicando a qualidade da água. "As algas que poluem o Iraí são resultado do material que está sendo depositado", disse. No entanto, o gerente da Sanepar, Sherman Cordeiro, garante que a água da barragem não foi contaminada pelo lixo. "É pequena a quantidade de lixo e esgoto. A água pode ser consumida sem problemas", garantiu.

Sherman Cordeiro disse que a Sanepar já fez um trabalho de educação ambiental na região, coordenado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). "Mas é preciso fazer outro projeto com a participação dos municípios da região."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo