O governador Roberto Requião tomou posse na manhã desta segunda-feira (01) de seu terceiro mandato (fato inédito no Paraná) como governador do Estado. Em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa, Requião prestou o juramento de respeitar a Constituição Federal, assinou o termo de posse e fez o primeiro pronunciamento no novo mandato. Em seguida, Requião se dirigiu para uma solenidade ao lado do novo prédio do Centro Cívico, que será a sede do governo do Estado enquanto o Palácio Iguaçu for reformado.
Cumprindo o que determina a Constituição do Paraná, Roberto Requião prometeu "cumprir e fazer cumprir a Constituição do Estado do Paraná, observar as leis e promover o bem estar geral do povo paranaense". O deputado estadual Antonio Anibelli leu o termo de posse no mandato, que vai até 1º de janeiro de 2011. Em seguida, o vice-governador Orlando Pessuti prestou o compromisso constitucional e os dois assinaram o livro de posse. Logo depois, o presidente da Assembléia Legislativa os declarou empossados nos cargos.
Em seu discurso na Assembléia Legislativa, Roberto Requião adotou um tom agressivo contra adversários políticos, grupos econômicos e veículos de comunicação. O governador declarou que seu desempenho apertado nas urnas - venceu por uma diferença de 10.479 o adversário Osmar Dias – seria resultado de uma campanha agressiva contra sua gestão: "Discursavam com sangue na boca e um punhal entre os dentes".
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Requião voltou a criticar a imprensa pela cobertura das eleições. Segundo ele, a imprensa teria agido de má-fé nas últimas eleições e favorecido seus adversários.
À tarde, Requião estará em Brasília para prestigiar a posse do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Currículo
O governador Roberto Requião de Mello e Silva nasceu no dia 5 de março de 1941, em Curitiba. Filho do médico e ex-prefeito de Curitiba, Wallace Thadeu de Mello e Silva e de Lucy Requião de Mello e Silva, é casado com Maristela Quarenghi de Mello e Silva e pai de Maurício Thadeu e Roberta. É formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também cursou Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi deputado estadual (1983/85), prefeito de Curitiba (1986/89), secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná (1989/90), governador do Estado do Paraná (1991/94), senador da República (1994/2002), eleito pela segunda vez para governar o Paraná (2003/06), e reeleito para ser o governador do Paraná para o mandato 2007/10.
Com informações da Agência Estadual de Notícias