Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aos 90 anos

Richa lamenta morte de cientista paranaense

Agência Estadual de Notícias
04 mai 2012 às 16:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Beto Richa manifestou pesar pelo falecimento do cientista paranaense Metry Bacila, na quinta-feira, aos 90 anos. Richa afirmou que Bacila era uma referência dentro da comunidade científica brasileira por suas contribuições em diversas pesquisas e um orgulho para o Paraná.

Bacila tinha o trabalho reconhecido internacionalmente. Ele participou de pesquisas na Antártida, onde realizou estudos na base Comandante Ferraz e contribuiu na construção do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, deu grande contribuição à formação universitária de milhares de jovens como professor livre-docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde lecionou no curso de Medicina por 50 anos e foi responsável pela implantação da disciplina de Bioquímica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


O professor ocupava a cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras. Ele era autor de diversos trabalhos científicos, com mais de 400 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros de Bioquímica (médica, veterinária, ambiental).


Bacila também foi um dos pioneiros na área de pesquisa no laboratório do Instituto de Tecnologia e Pesquisas Tecnológicas, que hoje integra o Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná.

Natural de Palmeira, região central do Estado, Bacila era membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo