Como a chuva dos últimos dias não caiu na quantidade desejada, ficou ainda mais crítica a situação no abastecimento de água de Curitiba e região. Em consequência, haverá mudanças no sistema de rodízio, que ficará mais severo. A qualquer momento, a Sanepar pode anunciar as alterações, que devem se traduzir no aumento do período de corte de fornecimento de cada um dos sete grupos.
No último domingo, as barragens do Piraquara 1 e Iraí, puderam ser fechadas justamente em função da utilização da água acumulada na bacia incremental. Com isso, elas apresentaram um pequeno aumento de volume. Somados, o volume das duas barragens juntas chegou a 25.897.000 metros cúbicos, o que representou um aumento de 4.115.000 metros cúbicos no final de semana. Um aumento pouco expressivo se levada em conta a capacidade total das duas barragens juntas -81.000.000 metros cúbicos.
Porém nesta segunda-feira (21), com a queda brusca no volume de água da bacia incremental, utilizada no final de semana para dar uma trégua no rodízio do racionamento, as barragens tiveram de ser reabertas e o pouco que foi armazenado já voltou a ser utilizado. Piraquara tinha 42,9% da capacidade e Iraí, 27,2%.