Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Escassez

Rodízio no abastecimento de água chega a mais cidades devido à falta de chuva

Redação Bonde com AEN-PR
14 dez 2021 às 17:27

Compartilhar notícia

Sanepar
siga o Bonde no Google News!

A pouca quantidade de chuva em novembro e nesta primeira quinzena de dezembro compromete o abastecimento público e obriga a Sanepar a implementar rodízio em algumas cidades do Paraná. Além de 14 cidades da Região Metropolitana, também estão em rodízio Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Quatigá e Siqueira Campos, na região Nordeste, e Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste, no Sudoeste.


O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) aponta a ocorrência de chuvas isoladas e de fraca intensidade em várias regiões. Este cenário de estiagem, que reduz a vazão de rios e poços, aliado às altas temperaturas, que provocam aumento no consumo, leva à adoção do rodízio para garantir regularidade no abastecimento, sem prejuízo das regiões mais altas ou afastadas dos centros de reservação, que seriam as mais afetadas na distribuição da água.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


A cidade de Dois Vizinhos está em alerta e corre o risco de também ter rodízio no abastecimento a partir da próxima semana. Nesse sistema, abastecido por poços e pelo Rio Girau Alto, a queda na vazão chega a 35%. Mesmo com todas as melhorias e manobras no sistema, está difícil manter o fornecimento de água de forma regular para todas as regiões da cidade. Jardim Alegre, Califórnia e Paranavaí também estão em alerta. A Sanepar orienta para o uso racional da água.


Esta situação confirma as previsões meteorológicas que apontavam chuvas abaixo da média em todo o território paranaense em dezembro, alinhada à tendência climática global da La Niña no Oceano Pacífico, com impacto de baixas precipitações no Sul do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter


Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em 2021 é de 26% o déficit de chuvas no Brasil em relação à média histórica da última década.

Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas