Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roubo de carros diminui 25% no Paraná

Maigue Gueths - Folha do Paraná
19 jan 2001 às 13:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de carros roubados no Paraná caiu 25% no ano passado em relação a 1999. Foram 14.665 roubos em 99 e 11.004 em 2000. A mesma redução foi sentida em Curitiba, que registrou 9.337 casos em 99 contra 6.957 no ano passado. Mas enquanto a Polícia Civil comemora essa queda nos índices, as seguradoras reclamam do pequeno número de veículos roubados que acaba sendo recuperado. Apenas 15% dos carros segurados e indenizados pelas seguradoras são recuperados.

Para o delegado-geral da polícia civil, Leonyl Ribeiro, o número de furtos e roubos de veículos teve uma queda significativa em função da "ação integrada das duas polícias e do combate aos desmanches". Essas operações foram realizadas, principalmente, entre os meses de abril e maio, durante as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico. A polícia começou fechando 12 desmanches de veículos em Curitiba, estendendo sua atuação para o restante do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muitas empresas, segundo ele, tinham cadastro na polícia, mas não trabalhavam legalmente. A expectativa é que a Lei 13022/00, aprovada em dezembro na Assembléia Legislativa, consiga realmente estabelcer maior controle no comércio de peças usadas de carro. A lei prevê que as empresas se cadastrem junto ao Detran e obriga o registro da origem e destino de todos os veículos e peças usadas comercializados. A fiscalização será feita pela Receita Federal e pelas polícias Civil e Militar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caravana ECOH

Projeto cultural que promove encontros comunitários chega em Florestópolis nesta quarta

Imagem de destaque
Veja os horários!

Ceasa de Londrina abre normalmente no feriado desta quarta-feira

Imagem de destaque
Lances inciais de R$ 958,80

Paraná lança edital para leilão de 312 veículos inservíveis e sucatas

Imagem de destaque
Ataque em Cambé

Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná


Segundo a polícia, com o fechamento dos desmanches, a rota dos veículos roubados e levados a outros estados ou mesmo para os países vizinhos apresentou algumas alterações. "Os ladrões estão sentindo dificuldades de vender as peças aqui no Estado e estão levando os carros para os desmanches de Santa Catarina, São Paulo ou mesmo para Paraguai", diz o delegado da Polícia Civil. A Polícia Rodoviária Federal registrou um aumento de 7% no número de recuperações de veículos em estradas. Em 1999 foram recuperados 88 veículos, contra 94 em 2000.


O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Seguro Privados e Capitalização do Paraná, Paulo Moll, explicou que a quantidade de roubos caiu durante o funcionamento da CPI. Outro problema, segundo ele, refere-se à pequena quantidade de carros recuperados. Entre os carros roubados e indenizados, só 15% acabam sendo recuperados depois que as seguradoras já pagaram aos clientes. Apenas 20% da frota, segundo ele, possui seguro.

Já o delegado Hormínio de Paula Lima Neto, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, acredita que o índice de recuperação seja bem maior. Ele calcula que cerca de 6 mil carros foram recuperados no ano passado, o correspondnte a cerca de 50% do total de roubos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo