O município de Matinhos, no Litoral do Paraná, começa a partir desta terça-feira a receber melhorias na sua estrutura viária, danificada pelas chuvas do primeiro final de semana do ano, que provocaram alagamentos e destruição em vários balneários do município. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai investir R$ 300 mil no desassoreamento dos canais e na recuperação da malha viária local. O trabalho foi batizado de Operação Litoral.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Transportes, a operação vai beneficiar os 36 balneários de Matinhos, incluindo aí o balneário de Caiobá, um dos mais movimentados do município. A promessa é de que, entre canais desassoreados e ruas recuperadas, sejam 50 quilômetros atingidos pela ação.
Desde a semana passada, equipes do DER trabalham no Litoral, tentando amenizar os estragos deixados pela força da chuva, que inundou cerca de três mil casas e deixou 200 pessoas desabrigadas no dia 4 de janeiro, quando choveu por 15 horas consecutivas. Para os moradores atingidos, a sujeira acumulada nos canais foi o motivo dos alagamentos. Por isso, caminhões e escavadeiras do DER estão trabalhando na limpeza desses locais.
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
O secretário de Transportes, Waldyr Pugliesi, ressaltou que a dragagem dos canais é a principal ação das equipes do DER. ''Nós temos que fazer o desassoreamento desses canais para permitir que a vazão da água seja normal mesmo durante as chuvas mais intensas'', avaliou.
O secretário do Meio Ambiente de Matinhos, José Adair, contou que na última sexta-feira só não houve uma nova enchente no município porque os funcionários do DER já estavam trabalhando nos locais mais críticos. ''O principal canal que estava obstruído foi desassoreado rapidamente, o que evitou uma nova enchente na cidade'', considera.