O posto de saúde Morangueira receberá, neste sábado (02), das 13 às 18 horas, o Espaço Saúde. As atividades programadas incluem orientação, realização de exames, informações sobre promoção à saúde e prevenção de doenças. A ação, parte do programa Maringá Saudável, é voltada à participação popular.
O Espaço Saúde oferecerá à população local degustação de alimentos saudáveis; informações sobre a dengue; orientações sobre prevenção de câncer intestinal; realização e coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero; informações sobre saúde bucal; aferição da pressão arterial; informações sobre amamentação; verificação de medidas corporais e antropométricas; vacinas complementares do esquema básico de vacinação; orientações sobre os malefícios do tabagismo e alcoolismo; orientações nutricionais e aconselhamento sobre mudanças de hábitos. Também serão oferecidas orientações sobre plantas medicinais; informações sobre limpeza e manutenção da cidade; atividades recreativas e lúdicas para as crianças para prevenir acidentes de trânsito; e glicemia capilar. Será possível, ainda, realizar exames para detecção de HIV/Aids e se orientar sobre o combate à violência contra a mulher.
O evento está inserido nas diretrizes de "municípios de comunidades potencialmente saudáveis" da Organização Mundial da Saúde - OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde – Opas, Unicamp e Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade – IPES. É um projeto inovador, focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
A meta do programa é melhorar a qualidade de vida dos maringaenses, a partir de uma série de atividades físicas, culturais, esportivas, educacionais, nutricionais e de cidadania. A base do trabalho é a participação popular, onde as comunidades são ouvidas e as propostas agrupadas e analisadas pelo Grupo de Trabalho Inter-setorial do Maringá Saudável.