A Secretaria Municipal da Saúde começa às 8h de sábado a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o reforço da vacinação contra a hepatite B em menores de 20 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as doses da vacina estarão disponíveis gratuitamente das 8h às 17h em 252 postos de vacinação. São 300 mil doses da vacina contra a poliomielite.
Três mil pessoas estarão envolvidas na primeira fase da campanha antipólio de 2003. A meta na capital é atingir uma cobertura vacinal de no mínimo 95%. A população menor de 5 anos que mora em Curitiba é de 135.170 crianças.
Leia mais:
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
No ano passado, foram vacinadas na campanha contra a pólio em Curitiba 139.190 crianças com menos de 5 anos - na primeira fase – e 138.649 na segunda etapa.
A cobertura vacinal foi, respectivamente, de 104,6% e 104,2%, incluindo crianças que moram na Região Metropolitana de Curitiba. Informações sobre a vacinação podem ser obtidas em qualquer unidade de saúde ou pelos telefones: (41) 321-2825 e 304-4325.
A campanha em Curitiba também dará seqüência à vacinação contra a hepatite B, iniciando ou completando o esquema de imunização na população menor de 20 anos.
"É importante que as pessoas levem suas carteiras de vacinas às unidades de saúde, para que o esquema de vacinação seja completado se necessário", disse a diretora do Centro de Epidemiologia, Karin Luhm.
Há 14 anos não ocorre um caso de paralisia infantil no Brasil. Em 1994, o país recebeu o certificado de erradicação da doença. Mas, para manter essa condição, já que a paralisia infantil não foi erradicada no mundo todo, é necessário obter altos índices de cobertura vacinal nos esquemas rotineiros e nas campanhas nacionais de imunização. No Paraná, o último registro foi em 1986; em Curitiba, em 1985.