A safra paranaense de grãos deve ser 14% menor este ano. A produção do ano passado superou 25,7 milhões de toneladas, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta quinta-feira. Em todo o país, o levantamento aponta também para queda de 4,91%.
A estiagem contribuiu à quebra da safra, principalmente as culturas de soja e milho. No caso da soja, a quebra foi de 7,43% dos 9,4 milhões de toneladas colhidos, contra 10,2 milhões do ano passado. Já o milho deve sofrer queda de 14,80%, com a produção passando de 7,6 milhões de toneladas para 6,4 milhões.
O trigo também pode sofrer com os efeitos climáticos, caso haja uma geada atípica. No Paraná, em algumas regiões onde o grão foi plantado mais cedo, já está sendo colhido.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Havia expectativas de que a safra de 2005 fosse bastante superior a de 2004, mas problemas climáticos no início do ano afetaram a produção. Com isso, o resultado ficará abaixo das 119,3 milhões de toneladas da safra de 2004.