O IVC ja disponibilizou na Web, somente para seus afiliados, os resultados da medição de audiência relativamente ao mês de março - veja lista abaixo. Os números referem médias diárias. Informam unique visitors em milhares e page views (pvs) em milhões. Alguns sites e portais que possam eventualmente aparecer no resultado da Media Metrix, podem nao estar incluidos na lista do IVC por não estarem associados ao Instituto. O trabalho do IVC é de auditoria - verifica o tráfego diretamente nos servidores dos clientes.
UOL - 491,309 uniques - 46,4 milhões de pvs
Terra - 442,350 uniques - 21,3 milhões de pvs
BOL - 397,003 uniques - 24,3 milhões de pvs
ZipNet - 296,691 uniques - 21,3 milhões de pvs
BOL home - 282,242 uniques - 2,7 milhões de pvs
UOL Playboy - 101,002 uniques - 2,1 milhões de pvs
Matrix - 95,548 uniques - 2,0 milhões de pvs
UOL Folha Online - 89,212 uniques - 1,3 milhão de pvs
Estadão - 85,585 uniques - 1,5 milhão de pvs
Terra Chat - 75,816 uniques - 3,5 milhões de pvs
"Auditoria" é diferente de "pesquisa"
Leia mais:
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
"O IVC faz auditoria do que acontece dentro do site e pesquisadoras como a Media Metrix fazem analise estatística do comportamento dos usuários na Web" - define Gustavo Viberti, fundador do Cadê, diretor tecnico da AMI - Associaçao de Midia Interativa . "A principal diferença é onde é feita a mediçao" - explica. "Os serviços de "auditoria", como o IVC, medem no emissor, ou seja, nos servidores dos sites ou portais. Empresas de "pesquisa" medem no receptor, isto é, no computador pessoal do usuário" - detalha.
Segundo Viberti, a medição do IVC é mais precisa na informaçao sobre page views "porque os numeros sao aferidos nos servidores". Ressalta, no entanto, que a mensuração feita pelo IVC ou por outro serviço de auditoria não é capaz de "saber o alcance - percentual de internautas que acessam determinado site - frequência - quantidade de vezes que um usuário visita um site - ou perfil dos usuários". Informações como estas podem ser obtidas pelas empresas de pesquisa.
< Leia mais>União Européia define diretriz para copyright digital