O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) será inaugurado oficialmente em Apucarana nesta terça-feira (22). O serviço já está funcionando na cidade deste o final de novembro.
O Samu/192 é um serviço de socorro pré-hospitalar móvel que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar que se encontrem, após um acidente ou qualquer problema de saúde urgente que possa levar ao sofrimento ou até mesmo à morte.
Os equipamentos são duas ambulâncias, (suporte básico e suporte avançado: a UTI móvel, fornecidas pelo Ministério da Saúde). O Samu está instalado na Rua Cel. Luiz José dos Santos, 36, área central de Apucarana. A inauguração acontece simultaneamente em outras 10 cidades: Palmas (TO), com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa, Araguaína (TO), Gurupi (TO), Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Contagem (MG), Itabira (MG), Mossoró (RN) e São José do Rio Preto (SP).
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
O Samu/192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências. Tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O Samu/192 atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população.
Atualmente, 56 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência estão implantados e em operação no Brasil. Ao todo, 213 municípios são atendidos pelo Samu, num total de 49,2 milhões de pessoas. Entre as capitais brasileiras, o SAMU está presente em São Paulo, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Aracaju, João Pessoa, Goiânia, Maceió, São Luís, Teresina e Palmas.
Fonte: Prefeitura de Apucarana e Ministério da Saúde