Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estiagem

Sanepar faz novo rodízio de abastecimento para Região Metropolitana de Curitiba

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 ago 2020 às 17:42
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A estiagem que afeta todo o Estado do Paraná tem causado efeitos mais severos no cotidiano dos moradores de RMC (Região Metropolitana de Curitiba), onde o abastecimento de água está sendo feito em sistema de rodízio. A partir desta sexta-feira (14), o rodízio entra em novo formato, com fornecimento de água alternado a cada 36 horas para 1,2 milhão pessoas, exclusivamente na RMC. Nas outras regiões do Estado, embora a falta de chuvas tenha reduzido a vazão de rios e poços, os sistemas de abastecimento da Sanepar estão sendo operados normalmente.


Em toda a Região Norte (Nordeste e Noroeste), os mananciais e poços asseguram o fornecimento de água, sem qualquer sinal de alerta, mesmo com previsão de poucas chuvas nos próximos meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Cascavel, na Região Oeste, para fazer frente à redução de 30% dos níveis das unidades de captação e da vazão de 16 poços, a Sanepar passou a utilizar água do Lago Municipal que tem garantido o abastecimento público.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

DER/PR e Rolândia assinam acordo para estudar nova trincheira na BR-369

Imagem de destaque
Poupança dos estudantes

Com 89 mil estudantes do ensino médio elegíveis, Paraná adere ao programa Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Rajadas de vento de 91,4 km/h

Paraná: 640 mil unidades consumidoras ficaram sem energia desde o início do temporal

Imagem de destaque
São 52 vagas para oito universidades

Mais de 600 candidatos participam do XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná em oito polos


Em Santa Tereza do Oeste o uso de caminhões-pipa complementa o abastecimento em dias mais quentes e de maior consumo, uma vez que os poços e o Rio Gonçalves Dias perderam 20% da vazão. A Sanepar também tem reforçado o fornecimento de água com caminhão-pipa no Distrito de Santo Izidoro, em Três Barras do Paraná, e em Lindoeste.


Em Medianeira, há alerta de rodízio devido à redução de mais de 40% da vazão dos poços e do Rio Alegria que abastecem os moradores da cidade. No período de novembro a maio, o fornecimento de água ocorreu em sistema de rodízio, que foi suspenso depois de chuvas e de quedas nas temperaturas. Desde então, o abastecimento tem se mantido estável.

Nos Campos Gerais, o abastecimento segue dentro da normalidade. A única exceção é Palmeira, onde o Rio Pugas está com nível extremamente baixo e é acionado rodízio conforme a disponibilidade hídrica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade