26/10/20
PUBLICIDADE
Estiagem

Sanepar faz novo rodízio de abastecimento para Região Metropolitana de Curitiba

Pixabay
Pixabay


A estiagem que afeta todo o Estado do Paraná tem causado efeitos mais severos no cotidiano dos moradores de RMC (Região Metropolitana de Curitiba), onde o abastecimento de água está sendo feito em sistema de rodízio. A partir desta sexta-feira (14), o rodízio entra em novo formato, com fornecimento de água alternado a cada 36 horas para 1,2 milhão pessoas, exclusivamente na RMC. Nas outras regiões do Estado, embora a falta de chuvas tenha reduzido a vazão de rios e poços, os sistemas de abastecimento da Sanepar estão sendo operados normalmente.


Em toda a Região Norte (Nordeste e Noroeste), os mananciais e poços asseguram o fornecimento de água, sem qualquer sinal de alerta, mesmo com previsão de poucas chuvas nos próximos meses.

Em Cascavel, na Região Oeste, para fazer frente à redução de 30% dos níveis das unidades de captação e da vazão de 16 poços, a Sanepar passou a utilizar água do Lago Municipal que tem garantido o abastecimento público.

Em Santa Tereza do Oeste o uso de caminhões-pipa complementa o abastecimento em dias mais quentes e de maior consumo, uma vez que os poços e o Rio Gonçalves Dias perderam 20% da vazão. A Sanepar também tem reforçado o fornecimento de água com caminhão-pipa no Distrito de Santo Izidoro, em Três Barras do Paraná, e em Lindoeste.

Em Medianeira, há alerta de rodízio devido à redução de mais de 40% da vazão dos poços e do Rio Alegria que abastecem os moradores da cidade. No período de novembro a maio, o fornecimento de água ocorreu em sistema de rodízio, que foi suspenso depois de chuvas e de quedas nas temperaturas. Desde então, o abastecimento tem se mantido estável.

Nos Campos Gerais, o abastecimento segue dentro da normalidade. A única exceção é Palmeira, onde o Rio Pugas está com nível extremamente baixo e é acionado rodízio conforme a disponibilidade hídrica.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Assistência social

Prefeitura prorroga contrato com Igreja Católica para abrigar moradores de rua

26 OUT 2020 às 12h01
Estrada rural

Acidente na PR-170 mata jovem de 20 anos neste domingo

26 OUT 2020 às 11h51
Série do Grupo FOLHA

Veja as propostas de Junior Santos Rosa para Londrina

26 OUT 2020 às 11h48
Você no Azul

Campanha da Caixa para regularizar dívidas chega a Londrina nesta segunda

26 OUT 2020 às 09h47
Caso Ghada

Polícia procura pichadores de restaurante árabe em Londrina

26 OUT 2020 às 09h31
Às margens da BR-369

Corpo é encontrado em lago próximo de condomínio fechado em Cambé

26 OUT 2020 às 09h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados