Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saneamento

Sanepar faz obras em poços de visita em São Mateus do Sul

Agência Estadual de Notícias
19 jun 2012 às 11:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar está executando, há duas semanas, em São Mateus do Sul, região Sul do Estado, a verificação e adequação de poços de visita (PVs) nos bairros Pinheirinho e Vila Faty. O objetivo é identificar e corrigir infiltrações que podem comprometer a eficiência do sistema de coleta do esgoto doméstico.

Os poços de visita são equipamentos que permitem aos técnicos acessar as redes coletoras para executar serviços de manutenção. Quando há infiltração nesses equipamentos há risco de transbordamento e refluxos, principalmente nos períodos de chuvas. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Bolívar Menoncin Jr., até agora já foram localizadas infiltrações em 15 PVs. "É um trabalho demorado. É necessário desmontar o poço existente, construir uma nova base e assentar novos tubos de concreto", detalha. O trabalho deve ser concluído em 90 dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também está prevista a realização de telediagnóstico no interceptor e nas redes coletoras de São Mateus do Sul. Com o uso de uma microcâmera de vídeo nas tubulações, operada por controle remoto, toda a rede será filmada, para diagnosticar possíveis infiltrações de água provenientes de ligações clandestinas.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Rastro Neural''

Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá

Imagem de destaque
3.389 ocorrências

Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023

Imagem de destaque
Veja a lista de municípios!

Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Ensino, pesquisa e extensão

UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil


"As ligações irregulares, nas casas dos clientes, lançam volume significativo de água da chuva nas redes coletoras, prejudicando o sistema, já que as estações de tratamento de esgoto não são dimensionadas para receber este tipo de água", explica Menoncin.

Publicidade


As ligações clandestinas de água pluvial, também causam transtornos para a comunidade. Quando a água da chuva entra na rede de esgoto há sobrecarga, e esta água, misturada com esgoto, vaza nas calçadas e ruas ou retorna para dentro dos imóveis.


Os moradores podem ser multados pelo mau uso da rede da Sanepar. O sistema é construído para receber apenas esgoto doméstico. Há alguns meses a Sanepar identificou uma ligação clandestina, vinda de um lavador de batatas, responsável por inúmeros casos de refluxo. A terra retirada durante a lavagem causava o entupimento da rede. "A ligação clandestina foi cortada e o caso levado à Vigilância Sanitária", conta Bolívar.

INVESTIMENTO – A Sanepar também está concluindo na cidade as obras de instalação do novo interceptor, com 1,14 quilômetro de extensão e 400 mm de diâmetro. De grande porte em relação à rede coletora de esgotos, a tubulação tem a finalidade de receber o material das redes coletoras e dos emissários, conduzindo para a estação de tratamento. Estão sendo investidos nesta obra R$ 660 mil nesta obra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo