A Sanepar está investindo mais R$ 19,4 milhões para despoluir os bairros curitibanos São Braz, Santa Felicidade e Butiatuvinha. As obras, que já foram iniciadas, devem ser concluídas até novembro do próximo ano. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, além de gerar conforto e saúde para os moradores, estes investimentos contribuem para recuperar o meio ambiente. "O esgoto hoje gerado na região do Rio Uvu será totalmente coletado e encaminhado para a Estação de Tratamento Santa Quitéria, onde será 100% tratado."
Nesta etapa, os investimentos estão concentrados na região compreendida pelo Contorno Norte, Avenida Manoel Ribas, Rua Nicolau José Gravina, Rua João Batista Dalarmi e Rua Vereador Toaldo Túlio. Também no município de Campo Magro, que faz limite com Curitiba, a Sanepar está executando obras no sistema de esgoto.
A estação Santa Quitéria está sendo ampliada. No total serão instalados 73,4 mil metros de rede coletora de esgoto, que atenderão 3.672 residências e pontos de comércio. Também estão sendo construídos vários trechos de tubulação de maior porte, chamado coletor tronco.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Stênio lembra que o Rio Uvu somente deixará de ser poluído com esgoto se todos os moradores beneficiados fizerem a ligação correta entre o imóvel e a rede da Sanepar. Para orientar os proprietários dos imóveis, a Sanepar vai desenvolver na região o Programa Viva a Natureza! Se Ligue na Rede, pelo qual são repassadas informações sobre como funciona o sistema de esgoto tratado. "Só com a participação da comunidade, será garantida a efetividade dos recursos para a saúde e para a preservação do meio ambiente, em especial nas áreas de manancial."
AEN