A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pode ser obrigada a instalar aparelhos que impedem a passagem de ar nos hidrômetros para garantir que os medidores registrem apenas o consumo de água. Projeto de lei neste sentindo está tramitando na Assembléia Legislativa e já foi aprovado pelos deputados. Se a emenda for aprovada, a nova lei dependerá apenas da sanção do Executivo para entrar em vigor.
O projeto foi baseado num estudo da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), segundo o qual a instalação de eliminadores de ar em hidrômetros daquela cidade reduziu em até 35% o consumo de água. Projetos de lei semelhantes ao do Paraná também tramitam no Senado e na Assembléia Legislativa de São Paulo.
A questão é polêmica e promete gerar muita discussão. Segundo o Procon do Paraná, no ano passado foram registradas 386 reclamações contra os serviços de água e esgoto, a maioria delas relacionadas a cobranças indevidas. De janeiro a maio deste ano, foram 249 atendimentos. Segundo os atendentes do Procon, muitos consumidores reclamam do funcionamento dos hidrômetros.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.