Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sanepar vai operar sistema de lixo urbano de Cianorte

Redação - Bonde
09 mar 2002 às 15:14
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar assinou contrato nesta sexta-feira com o município de Cianorte para operar o sistema de lixo da cidade. É o primeiro contrato neste setor da Sanepar e, segundo o presidente da empresa, Carlos Teixeira, o modelo de gestão de resíduos sólidos urbanos, entre uma companhia estadual de saneamento e um município, é também pioneiro no Brasil.

O contrato foi assinado pelo presidente da Sanepar, o diretor de Relações com Investidores, Alberto Zocco Jr, e o prefeito de Cianorte, Flávio Vieira. Pelo contrato, a Sanepar ficará responsável pela coleta do lixo domiciliar, dos resíduos dos serviços de saúde e dos resíduos recicláveis, operação do aterro sanitário e da vala séptica e implantação do programa de educação ambiental.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A concessão tem prazo de 20 anos. A operação terá início em até 90 dias
Um dos diferenciais apresentados pela Sanepar, para assumir a gestão do serviço, é a reciclagem na origem. Por meio da cooperativa dos catadores, o material reaproveitável previamente selecionado irá para a usina de reciclagem, gerando renda às famílias carentes, com importante contribuição para a conservação do meio ambiente. Todas as ações estão definidas no Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos de Cianorte.

Leia mais:

Imagem de destaque

Governo decreta emergência devido ao tempo seco no Paraná

Imagem de destaque
Preocupação

Cidades do norte e noroeste do Paraná registram casos de mpox

Imagem de destaque
24 km

Caminhada do turismo religioso deve reunir mais de 200 fiéis no noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Mariluz e Cafezal do Sul

IAT desarticula cativeiros irregulares e recupera aves no noroeste do Paraná

O prefeito Flávio Vieira afirmou que Cianorte, assim como a maioria dos municípios brasileiros, não têm estrutura para operar o sistema de lixo urbano como recomenda a boa técnica. "As prefeituras não possuem técnicos treinados para atuar dentro do que a legislação exige e não podemos dispender recursos em preparar o pessoal porque temos outras fortes demandas para atender", disse ele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade