A licitação para concessão dos serviços de transporte coletivo de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, agendada para setembro, prevê a criação de seis novas estações de integração (semelhantes aos terminais de ônibus).
Segundo a prefeitura da cidade, o novo desenho elimina a sobreposição dos serviços atuais. A rede atenderá os deslocamentos regionais, locais, municipais e metropolitanos, e será integrada através dos terminais e estações de integração, com a utilização do bilhete eletrônico. O sistema deverá ser implantado em etapas progressivas.
Três pontos de integração do sistema já estão em funcionamento: Terminal Central, Terminal Afonso Pena e Estação de Integração São Marcos.
Para o Terminal Central, a licitação prevê que a ampliação do viaduto sobre o rio Iguaçu (Corredor Marechal Floriano) possibilitará a implantação da linha expressa direta com ônibus biarticulados via eixo Boqueirão ao centro de Curitiba, e ligação com Curitiba via Avenida das Torres, com linha direta.
No Afonso Pena, a licitação prevê ampliação da capacidade física do terminal, que já está saturado. Futuramente o terminal atenderá linhas
estruturais ao longo do leito da antiga via férrea, tanto no município, como na ligação a Curitiba via Avenida das Torres.
Leia mais:
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná
As duas concessionárias que vencerem a licitação deverão seguir um
cronograma para a realização das obras até cinco anos depois do inicio da operação.
Hoje, as linhas urbanas e metropolitanas de São José dos Pinhais transportam cerca de 96 mil pessoas diariamente.